Respiração Diafragmática


A Respiração Diafragmática é um excelente exercício para lidarmos com a ansiedade, podendo ser utilizada por todos nos momentos de tensão e estresse. Também é um excelente exercício para quem tem dificuldades para dormir e para pessoas muito ansiosas e preocupadas. É também conhecida como a respiração do bebê porque nesta técnica nós usamos mais a barriga para respirar, tal como um bebê respira.

 

O ponto principal é que se respiramos de uma maneira correta dizemos para o nosso corpo que está tudo bem. Talvez você já tenha percebido isso, quando respiramos muito rápido aumentamos o índice de oxigênio em nosso corpo e isso prepara nosso corpo para lutar ou fugir.

 

Por isso, se você respirar pausadamente, naturalmente vai conseguir relaxar.

 

Isso é válido para pessoas que sofrem de algum transtorno de ansiedade, seja um transtorno de pânico ou fobia social porque elas costumam fazer uma leitura do ambiente como se estivessem correndo perigo ao menor sinal de que algo pode ser ameaçador. Mas muitas vezes esta ameaça é porque ela começou a monitorar os batimentos do coração ou porque vai ter que conversar com alguém importante e isso as deixa super vigilantes, fazendo com que o corpo se prepare para lutar ou fugir.

 

Os sintomas físicos da ansiedade atuam como uma reação em cadeia, mais ou menos assim: O indivíduo reconhece um perigo (real ou imaginário), logo o cérebro dá o comando para o corpo se preparar para lutar ou fugir. Para conseguir realizar essa ação, o metabolismo precisa ser acelerado. Com isso, a frequência cardíaca aumenta, a fim de acelerar a circulação. Para dar conta dessa aceleração, mais oxigênio é necessário – logo, há uma alteração na respiração, podendo causar uma hiperventilação ou a sensação de falta de ar. O sangue, que estava distribuído por todo o corpo, passa a concentrar-se nos músculos maiores, usados para movimentos de luta ou corrida (daí a tensão muscular e a sensação de mãos e pés frios). Além disso, a temperatura interna sobe, provocando o suor.

 

Com a respiração Diafragmática você consegue induzir naturalmente seu corpo para um estado de relaxamento.

 

Em condições ideias você vai se sentar em um lugar confortável mas se as sensações desagradáveis da ansiedade surgirem enquanto você está parado esperando um ônibus ou aguardando ser chamado para uma reunião importante, tudo bem. Adapte-se ao contexto da menor maneira possível e de uma maneira discreta que é possível fazer a técnica.

 

Você vai inspirar pela nariz e expirar pela boca.  Você vai fazer uma

inspiração pelo nariz, contar até 4 mentalmente e depois soltar o ar

lentamente contando até 4 lentamente.

 

O passa a passo após você se acomodar é o seguinte:

Respire lentamente, puxando o ar pelo nariz.

Prenda a respiração lentamente contando até 4

Agora solte a ar pela boca lentamente, contando até 4

E respire lentamente, puxando o ar novamente pelo nariz, contando até 4

Faça isso observando o seu abdômen ou seja a sua barriga

Se possível coloque a mão na barriga na altura do umbigo e sinto ela se

movendo de acordo com a respiração. Quando você puxar o ar pelo nariz

a barriga enche e quando você soltar o ar pela boca a barriga esvazia.

 

Após esse primeiro ciclo, você repete este procedimento 10 vezes ao menos uma vez ao dia ou quando tiver que fazer algo que te deixe com medo ou sentindo mais ansiedade. Para quem sofre de transtorno de pânico pode fazer isso assim que perceber que está tendo um pensamento de alguma coisa ruim está prestes a acontecer.
 

Clique no link e assista o vídeo que fiz para saber mais: http://bit.ly/2rweeN1

Espero que o artigo tenha sido útil. Se tiver interesse em saber sobre meus atendimentos online entre em contato pelo email psi.catalano@gmail.com que te explico como podemos agendar.

Técnica Respiração Diafragmática

​2019 by Eduardo Catalano