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Atendimentos a distância passam a ser regidos por nova resolução

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou a Resolução CFP nº 11/2018, que atualiza sobre atendimento psicológico on-line
e demais serviços realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância.

 

A nova norma amplia as possibilidades de oferta de serviços de Psicologia mediados por Tecnologias da informação e comunicação (TICs). O atendimento online é vedado somente em algumas situações, como quando o paciente estiver em situação de violência ou de violação de direitos. Também não pode ser prestado a vítimas de desastres. Diante da vulnerabilidade desses pacientes, o apoio psicológico deve ser presencial. Além disso, crianças e adolescentes só podem ser atendidos por plataformas online se houver concordância dos pais.

O Conselho Federal de Psicologia regulamentou os serviços psicológicos mediados por computador. Caso queira saber mais informações, acesse o seguinte link.

Recomendações 

Para garantir a proteção de suas informações é importante considerar os seguintes aspectos:

1 - Evitar o uso de computadores públicos (ex: cyber-cafés, lan houses, computadores do trabalho, escola ou faculdade).

2 - Não informar sua senha ou deixar o aplicativo utilizado aberto ou com a senha salva.

3 - Manter seu anti-virus ativo e atualizado.

4 - Manter um firewall em seu computador.

 

Esses procedimentos aumentam o potencial de segurança de suas informações. É de sua obrigação prover tais meios de segurança para o computador do qual fará uso.

Sempre haverá o risco de vulnerabilidade dos dados expostos, considerando que a internet não é um meio totalmente seguro. Desta forma, o sigilo total não pode ser garantido, mas pode ser assegurado no que depender de ambas as partes.

Neste sentido, faz-se necessária a existência de anti-vírus, firewalls e sistemas operacionais atualizados. Não se recomenda o uso de computadores públicos. É de obrigação do paciente prover tais meios de segurança para o computador do qual ele, paciente, fará uso. 

Verifique a velocidade de sua internet e sua webcam e microfone antes do horário do atendimento, para se certificar de que tudo esteja funcionando adequadamente. Atendimento psicológico online | Psicólogo Eduardo Catalano

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